top of page

Produção de salsichas

Receitas austríacas - fabrico artesanal próprio no Alentejo

As salsichas são produzidas na Herdade do Freixo do Meio, uma exploração agrícola de agricultura biológica no Alentejo.

 

No talho do Freixo do Meio é usada apenas carne de produção própria. O gado vive no campo, em ambiente quase salvagem.

 

Para além da transformação de alimentos, na Herdade dedicam-se a serviços turístico-didácticos, serviços ambientais e mais. Para conhecer melhor os projetos diversos visite o site.

www.herdadedofreixodomeio.pt

E porque artesanal?

 

Porque as salsichas artesanais são mais saudáveis e sabem melhor!

 

As vantagens das salsichas artesanais são:

  1. Não levam fosfato: o fosfato é um aditivo que apresenta um risco para a saude, usado na indústria da carne para aumentar a capacidade da retenção da água. Na produção convencional de salsichas é usada para garantir a coagulação da carne com a gordura e a água, de modo a obter uma textura estaladiça e aumentar a quantidade de água, para ficarem mais baratas.

  2. Levam muita vitamina C: para obter a textura desejada substituimos o fosfato com ácido ascórbico que é basicamente pura vitamina C.

  3. São menos gordurosas: o uso de gordura é limitada, já que a capacidade de retenção de água e gordura do ácido ascórbico são inferiores às do fosfato.

  4. Sabem melhor: como o uso de água é limitado sabem mesmo a carne!

  5. Levam menos sal de nitrito de sódio: o sal de nitrito de sódio é usado para as salsichas mudarem de cor. Consumido em grande quantidade apresenta um risco para a saude. Na nossa produção  o uso é reduzido.

  6. Animais felizes e produção sustentável: os animais na Herdade do Freixo do Meio vivem em ambiente natural e alimentam-se do que a terra lhes dá.

 

Produção

 

Se está interessado em saber como são feitas as salsichas pode descobrir mais falando connosco ou visitando o Freixo do Meio. Nas fotografías que aqui apresentamos pode já ficar com uma ideia do processo artesanal.

 

E se não quer saber, tudo bem, como já disse o Sr. Bismarck: "Leis são como salsichas, é melhor não saber como são feitas..."!

bottom of page